quinta-feira, 15 de abril de 2010

UJS aprova moção de apoio à pré-candidatura de Flávio Dino

UJS aprova moção de apoio à pré-candidatura de Flávio Dino
Seg, 12/04/10 18h05
A direção nacional da
União da Juventude Socialista, reunida em Brasília no dia 9 de abril,
manifesta seu apoio unânime à pré-candidatura de Flávio Dino, do PCdoB,
ao governo do estado do Maranhão. Dessa maneira, somamos nossa força ao
amplo e generoso sentimento mudancista que toma conta do Maranhão e por
cujo êxito o povo tanto anseia.

A eleição de Flávio Dino ao
governo, amparado pela aliança da unidade popular - que aglutina PT,
PSB, outros partidos e, sobretudo, une a uma só voz todo o pensamento
progressista do estado -, representará uma virada histórica. Colocará o
Maranhão na rota do desenvolvimento, que nosso país volta a experimentar graças a tantas e gloriosas lutas populares, elevando a consciência,
combatendo seculares injustiças sociais, descortinando novas
expectativas para a juventude e melhorando a vida do povo.

Repletos de esperança e alegria, armados da generosidade e da convicção
revolucionária que nunca nos faltaram nestes 25 anos, dirigentes e
militantes da UJS de todo país abraçam a causa da eleição de Flávio Dino e o que ela representará para o Maranhão e para o Brasil. Nessa
batalha, os jovens socialistas já estão de corpo e alma.



Direção Nacional da UJS

sábado, 3 de abril de 2010

Se liga 16! 2010 é a nossa vez!


Neste ano de eleições, a UBES mobiliza os secundaristas brasileiros a exercerem seu direito ao voto com a campanha “Se Liga 16! 2010 é a nossa vez". A partir dos 16 anos o jovem tem a chance de eleger seus representantes, definindo assim os rumos de nosso país. Como em anos anteriores, a campanha circula nas escolas e chama os jovens a participarem da festa da democracia!

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) lança por todo o Brasil o mote: “Se liga 16! 2010 é a nossa vez!”, voltado aos jovens que já podem tirar seu título eleitoral e fazer valer os seus direitos. Secundarista, se você tem 16 anos ou vai completar essa idade até 3 de outubro, já tem condições de votar, participando das eleições 2010.

“Penso que a juventude precisa entender seu papel na construção de um projeto de país”, afirma Yann Evanovick, presidente da UBES. O estudante esclarece que o “Se liga 16!” acontece em dois momentos. O primeiro objetivo é incentivar os jovens com 16 anos a tirar seu título de eleitor. Depois dessa fase, a idéia é estimular o voto consciente. “O eleitor precisa ficar atento e votar em candidatos que tenham disposição para defender os interesses do estudante, como o investimento em educação”, exemplifica Evanovick.

Em alguns estados a campanha está nas ruas, como Minas Gerais, São Paulo e Sergipe. A partir do dia 19 é a vez do Rio de Janeiro e dia 31 a movimentação começa em Pernambuco. Acompanhe as mobilizações também na sua região, tire seu título eleitoral e participe!

Tire seu título de eleitor pela internet!

Até 5 de maio, emita seu título de eleitor em qualquer posto do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ou através do site do www.tse.gov.br

Entre em contato com a UBES e leve a "Se liga 16" para a sua escola. UBES: (98) 8814-6282/81413300

Fonte: UBES.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Entidades protocolam emenda do pré-sal no senado


Durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) desta terça-feira (30/3), representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) coletaram assinaturas dos senadores para a apresentação de emenda ao texto do Projeto de Lei da Câmara 7/10, que cria o Fundo Social do Pré-Sal. Pela emenda, 50% do total da receita obtida pelo Fundo Social "deverão ser aplicados em programas direcionados ao desenvolvimento da educação". Segundo a diretora de Relações Institucionais da UNE, Marcela Rodrigues, a sugestão de emenda tem sido muito bem recebida até aqui pelos senadores. "Todos sabem que precisamos estimular a formação de profissionais qualificados, e por isso precisamos de mais investimentos", observou.

Marcela disse ainda que o protocolo da emenda é uma resposta à mobilização dos estudantes: "hoje nós materializamos a Jornada de Lutas, em que milhares de estudantes saíram às ruas para defender 50% do fundo do Pré-Sal para educação. Nossa luta ganhou novo fôlego", comemora a diretora da UNE, referindo-se à Jornada de Lutas do Movimento Estudantil, ocorrida entre 22 e 26 de março e que teve como pauta central a bandeira de 50% do fundo do pré-sal para a educação. A jornada foi organizada pela UNE e pela Ubes em conjunto com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Ao apoiar a sugestão de emenda, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) lembrou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) exige a formação de novos profissionais. Em sua opinião, a educação pode ser considerada "o melhor meio de distribuição de renda".

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que presidiu a reunião, também apoiou a iniciativa da UNE. Ele citou reportagem contida no livro O Olho da Rua, da jornalista gaúcha Eliane Brum, que relata as ameaças feitas por grileiros aos habitantes de uma região remota da Amazônia, todos analfabetos. "Temos que investir muito na educação, para que brasileiros como esses recebam o mínimo a que têm direito" afirmou.

Audiência pública

A criação do Fundo Social será debatida em audiência conjunta por sete comissões, entre elas a CE, conforme requerimento de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) aprovado nesta terça. A data ainda não foi marcada.

De São Paulo, Luana Bonone, com Agência Senado

FONTE: http://www.ujs.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=570:entidades-protocolam-emenda-por-50-do-fundo-do-pre-sal-no-senado&catid=51:esquerda