quinta-feira, 18 de março de 2010

Movimento Passe-Livre no Campus Maracanã!






























Em toda a cidade a população se sentiu lesada, prejudicada e violentada com o deferimento que o então prefeito “Castehitler” deu a secretaria de transporte(SMTT) para que houvesse um reajuste faraônico e muito além da realidade do poder aquisitivo do trabalhador(a), e não diferente os alunos do IFMA Campus Maracanã comungam também desse “fel que lhes desce pela boca”!

Desde a semana passada os bravos estudantes ludovicences me procuraram indignados com este aumento abusivo das tarifas de ônibus, para que juntos fizéssemos um ato com grande repercussão nas localidades do Campus Maracanã, evento este que não chamasse à atenção apenas da massa estudantil, mas te toda a população maranhense que foi vítima dessa grande faceta casteliana.

Na segunda-feira dia 15 de março começou a se desencadear a euforia de pular a catraca do ônibus que faz linha dentro do Campus, e eu como liderança estudantil não poderia ficar de fora e nem deixar de dar assistência aos estudantes que idealizaram tal movimento, começou com uma chamada “boca-a-boca” da galera, muitos ficaram entusiasmados com a idéia, então foi dado início a operação “Boi, Boi, Boi da Cara Preta. Se não der Passe-Livre eu pulo a roleta!”
Explicarei todo o fato ocorrido:
Os alunos do Campus-Maracanã ficaram todos amontoados na porta do ônibus em uma disputa para quem garantia um lugar para se sentar (reflexo das más condições de conforto e praticidade das empresas de transporte público de São Luis- MA) aproveitamos a saída do motorista e do cobrador do ônibus, eu abri a porta do ônibus e junto de meus companheiros alertamos os demais estudantes que ficaram esperando no ponto estratégico para entrar no ônibus e que por fim pulassem a catraca como gesto simbólico de indignação da classe estudantil. Classe esta que foi uma das principais afetadas com o aumento da tarifa. Alguns não entenderam o nosso movimento de protesto, e os que tinham certeza que com esse tipo de atitude é que faz a diferença por outros motivos (medo do regimento interno do IFMA, represália...) não se uniram na causa! Mas com tudo, tenho a plena certeza que ficou uma semente plantada no seio dos alunos, pois ainda muitos me perguntam quando vai ter outro ato desses, outros já vem com idéias prontas para que tudo ocorra como esperado. E isso mostra que estamos avançando em nossas lutas!!!! Quero agradecer a todos e a todas que abraçaram de corpo e alma essa nobre causa.

HASTA LA LUTA SIEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário