sexta-feira, 12 de março de 2010

No 8 de março, os estudantes vão às ruas!







Mulheres de todas as idades, raças e classes sociais marcharam unidas nesta segunda-feira, 8 de março de 2010 no centro de São Paulo, para celebrar os 100 anos da data que marca a luta feminista no mundo.

Elas marcharam por seus direitos, marcharam por igualdade, marcharam por respeito, marcharam por políticas públicas favoráveis ao sexo feminino. “Nossa Luta é todo dia, somos mulheres e não mercadoria” era o grito de guerra que entoava a manifestação, que percorreu o centro da capital paulista desde a Praça do Patriarca – rebatizada hoje de Praça da Matriarca - seguindo até a Praça da Sé, em frente à catedral da Sé.

“Nosso desafio é evidenciar a existência do machismo no ambiente estudantil e lutar para a extinção de mecanismos que oprimem as mulheres nas universidades”, comenta Fabíola Paulino, diretora de mulheres da UNE, presente no ato.

O movimento estudantil estava representado também pelas diretoras da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), da Uniao Paulista de Estudantes Secundaristas (UPES) e da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG).

Homens também fizeram coro com as mulheres na celebração de 100 anos de lutas. Integrantes de diversas entidades de movimentos sociais e partidos levaram do mesmo modo sua mensagem. A União Brasileira de Mulheres (UBM) salienta que a luta por um mundo de igualdades e contra toda a opressão permanece atual, exigindo a união de todos. As entidades do movimento estudantil lançaram a campanha “Lugar de Mulher é na Política!”, chamando as mulheres a conquistarem mais espaço, especialmente neste ano de eleições.

Além de São Paulo, atividades também estão acontecendo em Campinas e no Rio de Janeiro. Confira em breve relatos e imagens de todos os eventos.
Fonte:Da redação http://www.une.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário